Butelo e Casulas estão na mesa!



Butelo e Casulas vão à mesa!
Dias 2, 3 e 4 de fevereiro decorrerá o Festival do Butelo e Casulas em Bragança. E como não tenho a certeza de lá poder ir… convoquei-os à nossa cozinha! Um prato pesado mas muito reconfortante e delicioso.
 Butelo… os Brigantinos gostam de lhe chamar a joia do fumeiro.  “O butelo é o exemplo acabado do bom aproveitamento do porco: envolvido pela bexiga ou pelo bucho, o humilde recheio de ossinhos do espinhaço e das costelinhas, com alguma carne agarrada, torna-se responsável pelas suas formas ventrudas e caprichosas e pelo seu inigualável sabor.” (in rotaterrafria.com)
Mas atenção, o Butelo é estrela mas as Casulas, Cascas ou Palhada (como lhe chama a minha sogra) não lhe ficam nada atrás!
Casulas:  "Trata-se de um feijão que se colhe ainda na vagem quando o grão está bem formado, mas ainda não seco. A vagem parte-se (ou não) em bocados e põe-se a secar ao sol, durante vários dias, sobre palha ou mantas. Depois de bem secas, as Casulas guardam-se em saquinhos de pano, para consumir nos dias frios de Inverno."(in gastronomias.com).
Para os comprar tem de os procurar, preferencialmente, para lá do Marão, ou então, vá ao festival do Butelo e Casulas em Bragança onde pode provar este delicioso prato em vários restaurantes!

  • 1 butelo
  • 500g de Casulas
  • 4 batatas


  1. Colocar as Casulas de molhos, de um dia para o outro;
  2. Retirar o maior número de fios às Casulas;
  3. Cozer o Butelo em água (este processo demora cerca de 2 horas, variando tendo em conta o tamanho do Butelo);
  4. Colocar as Casulas em água a ferver com sal e deixar cozer até que o feijão fique macio (cerca de 1 hora);
  5. Descascar e cozer as batatas em água temperada com sal;
  6. Depois de tudo bem cozido, escorrer, partir o Butelo em pedaços e servir acompanhado das Casulas, as batatas e um bom fio de azeite!



(Casulas, Cascas ou Palhada)




Comentários