Bolo de arroz, damascos e nozes com glacê de limão... e uma entrevista para a revista Portugal de Sabores & Tradições



Foi com enorme satisfação que aceitei o desafio da quinta edição da revista Portugal de Sabores  & Tradições. O Segredo de 3 desta edição era o … arroz,  um ingrediente fundamental na alimentação mundial, uma vez que é uma planta que alimenta mais de metade da população humana e tem origens na Ásia.
A minha entrevista…

Como surgiu a ideia de criar o blog "Flor de Sal"? Porquê este nome?

“O blog começou em 2007 como uma brincadeira e foi encarado durante algum tempo como um livro de receitas virtual. Com o passar do tempo, verifiquei que o blog tinha seguidores de verdade. Pessoas que reproduziam as minhas receitas, que davam sugestões, que tinham dúvidas. Aqui começou o verdadeiro entusiasmo pelo blog! Transformei-me numa verdadeira “foodie”, entendendo “foodie” como alguém que gosta de comer e beber, mas não só. Alguém que gosta de tudo o que está relacionado com ingredientes, confeção e transformação de alimentos, utensílios de cozinha, etc & tal!
 “Flor de Sal” porque adoro flor de sal. É um ingrediente transversal. Está sempre em cima da banca, pronto para ser usado em doces e salgados. Nunca me arrependi do nome do blog, continuo “apaixonada” por ele!”

- Qual a principal característica que destaca no blog?

“O subtítulo do blog é “Food & Stuff”. Acho que define bem o conceito do blog: sim, é sobre receitas… e outras coisas, geralmente relacionadas com “comes & bebes”.  No blog gosto de partilhar as minhas experiências entre tachos e panelas. Para o meu “público” dou o meu melhor, mesmo que tenha de confecionar a mesma receita, 2, 3, 4, 5 vezes, até chegar à minha receita perfeita.


- Quais os projetos e parcerias que já realizou no âmbito do blog?
Quanto a parcerias sou cada vez mais exigente. Gosto de trabalhar com marcas portuguesas que admiro pela qualidade e pelo conceito. Quando faço referencia a um produto ou marca os meus leitores têm a certeza que o experimentei e que gostei.
Os meus projetos estão, quase sempre relacionados com a minha profissão. Sou professora e trabalho diariamente com crianças e jovens especiais. Através da culinária podemos desenvolver inúmeras competências. A culinária funcional faz parte dos meus projetos atuais e futuros.”


- Como define a receita que desenvolveu para a rubrica? Como surgiu a receita?
“É uma receita diferente, saudável, sem glúten e muito fácil de fazer!
Optei por este bolo de arroz, alperces e nozes porque … é delicioso, muito simples de fazer e saudável. Surgiu da necessidade de presentear uma amiga muito especial, que adora bolos, mas é intolerante ao gluten. Ela adorou e eu consegui uma receita de bolo fantástica, que agrada a todos! Ficamos as duas a ganhar!”
Sim, e partilhar uma página com a  Maria João Leal, do blog Ponto de Rebuçado e a Mariana Neves, do blog Chá e Girassois foi uma alegria!

  • 225 gr de arroz carolino cru
  • 100 gr de damascos secos
  • 125 ml de óleo
  • 50 gr de nozes
  • 150 gr de açúcar moreno
  • 4 ovos
  • 1 colher (sopa) fermento



  1. Colocar o arroz de molho, em água morna, durante 4 horas;
  2. Ao fim das 4 horas, escorrer bem o arroz;
  3. No liquidificador, colocar o arroz, os damascos e as nozes em pedaços, o óleo, o açúcar e os ovos;
  4. Bater tudo muito bem até obter um preparado macio e homogéneo;
  5. Retire a massa do liquidificador e envolva o fermento;
  6. Levar ao forno (180º), numa forma untada e enfarinhada até estar cozido (fazer o teste do palito.

Glacê de limão

  1. Misturar, aos poucos, cerca de 2 colheres (sopa) de sumo de limão a 100gr de açúcar em pó até obter uma mistura grossa.
  2. Colocar esta mistura por cima do bolo.






Comentários